segunda-feira, 25 de agosto de 2014

DUAS DAMAS E UM VALETE

 Façam seu jogo senhores e senhoras, a sorte está lançada, na mesa sobre o pano verde, entre as 52 cartas do baralho, destacam-se duas Damas e um Valete. Todos lutam para conquistar o direito de serem coroados reis, não importa o grupo: ouros, espadas, copas ou paus o que todos querem é apoio e a liderança no jogo.
Durante a partida, alguns blefam, escondem cartas nas mangas dos casacos e sonham  obter o coringa e assim dominar o jogo. É necessário ser um às, nas jogadas e conseguir fazer não só seus oponentes,  mas todos que estão em torno da mesa, acreditarem, naquilo que não podem ver. O bom jogador sabe enganar, ou blefar, levando-nos  para situações difíceis de ser desvendadas, sobre as suas  reais intenções.
Com as cartas nas mãos, e tendo o cuidado ao desvirar as que estão sob o feltro, os competidores, sabem que a sorte pode levá-los a desvirar ou descartar valores altos ou baixos e desta forma, perder ou ganhar a rodada.
Pela primeira vez, na banca Brasil, a mesa está constituída principalmente por duas Damas e um Valete, apesar de existir outros competidores, apenas esses três, possuem as melhores cartas e oportunidades.
Os embaralhados jogos brasileiros, sempre se caracterizaram  como combate para homens. Mesas ocupadas por “malandros” capazes de fazer girar as rodadas por muitas horas. Mas, sempre um homem era o vencedor. Foram anos, até que uma Dama, ajudada por Valetes, que tinham sido Reis, foi à vencedora.
Durante quatro anos, ela dirigiu o jogo, porém sempre tendo ao seu lado um antigo Rei, que ainda sonha em sentar novamente no trono. Ela reinou, sempre com seu manto vermelho, assinalando a marca registrada de seus companheiros de mesa.
Uma nova rodada foi aberta, e para surpresa e por mão do destino, um dos jogadores saiu tragicamente da mesa e o jogo sofreu uma grande virada: hoje, estão disputando a coroa, duas Damas e um Valete.
O povo está apostando, alto neste jogo, infelizmente por mais que tente, não consegue se livrar dos blefes e das “maracutaias” que acontecem “por baixo do pano”. Muitos naipes infiltrados  manipulam as jogadas e tornam difícil saber qual jogador é mais honesto e joga limpo, sem usar de falsas estratégias.
Em outubro este jogo poderá ser encerrado, mas existe a possibilidade de um dos três jogadores sair e numa segunda rodada, com certeza, teremos pelo menos uma Dama. Quem será?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário