quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SÁUDE PÚBLICA NO BRASIL: VERGONHA!

        Um telejornal de uma famosa Emissora de Televisão brasileira, há dois dias  apresenta matérias sobre os atendimentos hospitais públicos do Distrito Federal. Outras Emissoras também há tempos fazem reportagens sobre a saúde pública nos diversos estados da União. O que temos assistido é pior que filme de terror.
Ontem um Secretário de Saúde, colocou a culpa nos doentes, afirmando que todos procuram atendimento durante a noite. O engravatado Senhor, determinou que ninguém no Distrito Federal, onde está localizada Brasília, fica proibido alguém adoecer após às dezoito horas.
Hoje, 21 de agosto, o problema estava em localizar a relação de profissionais plantonistas. Em vários hospitais, nenhuma lista e ninguém sabia que deveria estar de plantão. As salas de espera lotadas de adultos, idosos e crianças atordoadas sem saber quando e por quem seriam atendidas. As equipes de jornalistas não conseguiram respostas.
Estamos ouvindo os candidatos se apresentarem no horário da propaganda política e todos falam em saúde educação. Palavras apenas palavras. Há anos ouvimos dos mais variados governos promessas nunca cumpridas.
Vergonha! Que vergonha para um país que gastou bilhões de reais na construção das arenas para a Copa do Mundo de Futebol e continua na farra financeira na preparação para as Olimpíadas.
As campanhas políticas de cada candidato também custa milhões e quem irá pagar a conta da festa é o povo.
Cada faixa, cada horário comercial ocupado nas redes de televisão e rádio, cada coluna em jornal e revista será cobrado de cada cidadão. As maracutais irão continuar. Os cargos políticos passam de pai para filho deixando claro que o Brasil continua um país de coronéis.
Hoje, uma cidadã brasileira no Distrito Federal, ao ser entrevistada por uma jornalista, a mulher que carregava ao colo uma criança, simplesmente falou:
“A gente chora esperneia, mas a gente tem que ser forte!”
Haja coração para aguentar tanta tristeza!
Lamentável!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário