domingo, 25 de dezembro de 2011

AMIGO OU COMPANHEIRO

Amigo – que é ligado a outrem por laços de amizade.
Amizade – sentimento fiel de afeição e simpatia estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual.

Companheiro – aquele que acompanha.

Companheirismo – procedimento ou convívio cordial, afetuoso, próprio de companheiro.

Ser amigo ou ser companheiro?

Ter amigo ou ter companheiro?

Muitas vezes, um amigo não pode ser companheiro, isto é, não pode acompanhar, não tem condições de seguir junto, não comunga dos mesmos interesses. Mesmo seguindo caminhos opostos, continuam amigos. O laço de amizade não se desfaz. Pode afrouxar um pouco. Se alongar como uma pipa ganhando linha, mas o sentimento de fidelidade permanece.

O companheiro segue junto. Lado a lado. Errando ou acertando eles caminham em qualquer estrada. Partilham a água, a comida, os sonhos e o convívio.

Amigos não precisam necessariamente compartilhar o dia-a-dia. Dividir o pão. Andar por avenidas asfaltadas, veredas tortuosas e empoeiradas vielas.

Amigos podem estar tão longe, que não é possível carregar junto à mochila e tudo que se coloca nela. Experiências, roupas, sonhos, comida, desalentos, água e quinquilharias colhidas aqui e ali nos becos e esquinas por onde passaram.

“Eu quero ter um milhão de amigos” cantou o poeta.

Eu quero ter um companheiro. Um só. Apenas um. Que possa me acompanhar sem reclamar. Sentar sob a sombra de uma árvore. Encostar seu ombro ao meu e ficarmos bem quietinhos.

Eu quero ter muitos amigos.

Mas preciso ter um companheiro para dar a minha mão e juntos nos perdermos nas poeiras dos caminhos tortuosos, que não levam a nenhum lugar. Apenas pelo prazer de caminhar.

Eu quero, também quero muito ser amigo e dar meu coração a milhares de outros corações.

Eu também quero ser companheiro.

Ser e ter são sentimentos que precisam estar juntos.

Amigos eu tenho, com certeza. Foram sendo conquistados ao longo da minha existência.

Companheiros! Ando a procurar. É difícil encontrar alguém disposto a não ser apenas amigo. Alguém que queira e possa caminhar ao meu lado, mesmo sabendo que meus passos já não são tão rápidos. Como um velho carro de bois, vou rangendo e arfando, mas continuo caminhando. Preciso de um companheiro, que possa ir buscar a água e colher as frutas, pois já não posso alcançá-las.

Amigos, eu os tenho. São muitos. Espalhados pela vida. Me socorrem quando chamo. Mas voltam aos seus lares, afazeres e amores. Eu os amo. Ah! Como eu amo meus amigos! Como sou grato por existirem.

Mas, preciso de um companheiro, pois apesar de caminhar devagar, ainda tenho sonhos, desejos e muitos lugares para visitar.

Ando perdido em pensamentos como um cavaleiro errante encompridando a vida buscando um companheiro que queira seguir comigo em busca do nada. Apenas pelo prazer de caminharmos juntos.

Edison Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário