segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FAMÍLIA REAL BRASILEIRA ???

Em 1889, um militar, proclamou a república brasileira. Naquele tempo, a família real voltou para Portugal, dando início a uma nova forma de governança aqui em terras de bananas. Porém, a nossa história mantém até hoje, reis, príncipes, rainhas, princesas, além de outros títulos que compõem a realeza.
Temos o rei do futebol, o rei da música popular, o rei Momo, as rainhas de bateria das escolas de samba, os reis do tráfico, reis e rainhas da música sertaneja, princesas do funk, imperadores, condes, barões, duques e duquesas nas mais variadas cortes espalhadas em todo o território nacional.
A cada ano surgem novas realezas que assumem o trono, mesmo que seja por pouco tempo. De norte a sul, de leste a oeste a família real brasileira é uma das maiores do mundo. Com todo o respeito aos países que tradicionalmente mantém suas realezas em castelos e sujeitas a incríveis protocolos, os brasileiros, jogam futebol, dançam na avenida, fazem fotos “comprometedoras!!??”, desfilam pelos mais variados cantos do país, fazem cirurgia plástica, viajam para outros países em seus jatinhos particulares, e em alguns casos distribuem auxílio ao povo numa demonstração de que  temos um império ou reinado democratizado.
Os representantes da nossa realeza, além de serem recebidos freneticamente  pela população, sempre que surgem em público, também gozam de algumas regalias, diferentemente do que acontece com a plebe. Nossas leis são maleáveis e são reorganizadas para atender àqueles que não fazem parte do povão.
Alguns possuem o direito de usar armas,  promoverem festas particulares em seus palácios, situados em condomínios de luxo, ou até mesmo em seus carrões como forma de relaxar após dias de treinamentos, jogos ou para divertir seus fiéis seguidores.
Sempre envolvidos  por uma fiel corte de vassalos, esses portadores de sangue azulado, brincam de atirar e ferir, como parte de suas “diabruras”. Brincadeirinhas que serão perdoadas pela suprema corte de juízes.
Lamentavelmente, algumas dessas “realezas” brasileiras, não utilizam seus poderes para o bom exemplo. Mesmo sabendo que crianças e jovens, acreditam MESMO em suas mágicas, eles (elas) insistem na exibição de falta de ética, desrespeito às regras, leis e a ordem. É muito triste para um país com o potencial do Brasil, conviver com a bipolaridade comportamental dessas “figuras”.
Sabemos que nem todos os nossos “reis” e “rainhas” procedem de maneira reprovável, mas por menor que sejam os representantes do “mau” eles produzem um efeito cascata tão perigoso quanto um terremoto.
Com a chegada de um novo ano, vamos “torcer” para que a nossa família real modifique as suas ações, e também que os nossos meios de divulgação (rádio, televisão, jornais, revistas) não colaborem com o endeusamento daqueles que não merecem receber nem uma coroa de LATA.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário