sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SAMBA DA PAZ UNIVERSAL

“O chefe da folia manda me avisar” que o dia 2 de dezembro é o dia nacional do samba. E quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Será que é ruim da cabeça ou está doente do pé?
Talvez, tenha ido para Maracangalha buscar o seu chapéu de palha, só para fazer uma batucada para as cantoras do rádio. Principalmente as sambistas, que a noite embalam meus sonhos e de manhã vem me acordar. E como é bom amanhecer o dia com a voz da Beth e da Alcione. E sair para trabalhar cantarolando Leci Brandão. Tudo isso só para não deixar o samba morrer e não permitir o samba acabar.
Ari Barroso, Donga, Noel, Caymmi, Zé Keti e tantos outros, que lutaram para manter o ritmo do samba nas avenidas da vida. E todos os que ainda trabalham nas oficinas compondo sob a inspiração dos deuses e musas. Chico e Martinho mesmo sambando diferente fazem um Pagodinho para o Zeca e para as passistas que nas quadras dizem no pé o que está nos corações brasileiros.
Sonho meu, vai dizer pra D. Ivone Lara e para a Jovelina, que sinto o canto da noite na boca do vento e o meu pensamento traz a pureza de um samba pra lavar nossa alma. Seja  com uma nota só, tocado no violão, as vezes desafinado, ou cantado por muitas vozes nas avenidas. Seja no fundo do quintal ou numa roda de amigos, samba é alegria e felicidade.
Mesmo quando os versos são tristes – (tristeza não tem fim, felicidade sim) – sambar é movimentar o corpo, a vida e o mundo. Se todo mundo sambasse seria mais fácil viver! Ciganas, bolas de cristal e jogo de búzios revelaram que o samba é o melhor remédio para tratar toda e qualquer doença. É antídoto contra a tristeza e a melhor e mais poderosa arma contra a guerra.
Até os marcianos já fizeram contato com a “coisinha” tão bonitinha do pai, com esse tesouro brasileiro que espanta o frio e aquece a vida. Nos versos de “A Força do Criador” de D. Ivone Lara, podemos sentir a importância de criar e cantar um samba.

Alegria de viver cantando
Companheira desses longos anos
Fonte de inspiração tão bela
Essa luz sempre a me guiar
Da loucura resgatou insanos
Pois nas trevas os meus desenganos
O encontro que me seduz
Meu tesouro maior
A certeza de estar sempre a sonhar
Nos braços de uma canção
Atravesso fronteiras
Posso enxergar o semblante da paz
Que acalenta minhalma
Mostra a face da inspiração
Nos compassos da pauta
Bate o meu coração
A busca da criação
É uma luta intensa
Forte e voraz
Que me faz ser capaz
De unir muitas raças
Ver um mundo melhor
E sentir toda força do amor
No criador


Onde você estiver não importa o país ou cidade, é na palma da mão, hoje é dia de cantar e sambar! A hora é agora! Vamos alegrar o  mundo que hoje é dia de sambar!
SALVE O SAMBA TRAZENDO A PAZ UNIVERSAL!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário