domingo, 4 de dezembro de 2011

SÓCRATES BRASILEIRO

No ano de 470 aC, nascia em Atenas, um dos principais pensadores da Grécia. Em 1954, na cidade de Belém, um dos maiores jogadores de futebol do Brasil, deixava o ventre materno para ocupar o seu lugar neste mundo.

Considerados por seus  contemporâneos, como excelentes em suas profissões, ambos deixaram suas marcas na sociedade.
Apesar de viverem em mundos distantes e diferentes, ambos defenderam idéias polêmicas. Conta a história, que o Grego, foi preso acusado de subverter a ordem e corromper a juventude com seus pensamentos. E que o outro, brasileiro, além dos gramados, era visto discursando e defendendo a democracia nos palanques da cidade, colocando a sua voz a serviço das mudanças na política brasileira.
Ambos se tornaram populares, através de seus pensamentos e ações.
O “calcanhar de ouro”, além de tratar cada partida de futebol, com a arte de um doutor, era um Doutor, no consultório, quando assumia sua condição de médico. Era um mestre na arte de jogar bola. O outro foi mestre, no domínio das palavras, no diálogo, como forma de  divulgar conhecimentos. Um dos seus ensinamentos, refere-se à ação de um Juiz, que segundo ele deveria sempre decidir imparcialmente e ser  prudente em suas ações. Essa deve ter sido também a forma de pensar do Sócrates brasileiro, quanto à forma de agir dos juízes de futebol.
Durante as Copas do Mundo de 1982 e 1986, o “magrão”, com 1.91 de altura e pesando apenas 85 quilos, desempenhou um excelente papel dentro e fora do campo, exercendo grande liderança entre seus companheiros. Considerado um jogador elegante, tornou-se conhecido pelo uso do calcanhar, além de ser um grande marcador de gols.
O Sócrates grego, apesar de não deixar seus pensamentos escritos e traduzidos em papel, teve em seus discípulos os maiores divulgadores de suas idéias.
O Doutor Sócrates, deixou nos gramados, nas arquibancadas, nas torcidas e nos corações de todos que gostam do futebol arte um dos maiores textos da história do futebol.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou simplesmente Dr. Sócrates, o magrão, as torcidas de todos os Clubes de Futebol, agradecem pelas suas jogadas de mestre e pelas suas idéias.
Lamentamos que hoje, dia 3 de dezembro de 2011, o Juiz Supremo, tenha interrompido o jogo, apitando o final de sua última partida!

E a galera na arquibancada, grita freneticamente – GOL DE SÓCRATES!

 Edison Borba








2 comentários: