terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONFUSÃO NA HORTA

Dona batata ficou amarga como um jiló por ter sido acusada de estar contaminada por agrotóxicos. Logo ela, que está sempre nos pratos sofisticados e sabe como ninguém cuidar do cardápio até das crianças. Ela fica orgulhosa ao se transformar em “purê”, com sotaque francês, e freqüentar elegantes jantares. Levada algemada para fazer exame toxicológico, apontou a pimenta malagueta, de ser  responsável pelo terrível boato. As duas não são amigas. A malagueta acusa dona batata de  preconceito. Segundo ela, a gorduchinha, espalha histórias contra a sua forma “ardida” de ser. Dona batata pedindo justiça exigiu que todos os seus vizinhos fossem levados para o exame.
O senhor chuchu,  se desmanchou em lágrimas. Logo ele, sempre tão insosso, não  conseguia imaginar ser levado para uma delegacia. Um grupo de tomates vermelhos de raiva se colocou a favor do chuchu, que desmaiou quando o Dr. Pimentão, delegado local, o algemou. O elegante pepino, sempre usando de gentileza, pedia calma  a todos os habitantes da horta. Apesar de carregar a fama de ser indigesto, tentava acalmar o ânimo do coentro, da chicória e da rúcula que nervosamente gritavam muito.
O jovem nabo, estudante de Direito, pedia justiça, exigia um exame geral em todos.  Quem foi o responsável pela colocação de agrotóxicos naquele ambiente. Quem contaminou o local? Todos eram suspeitos até que se prove o contrário, gritava o nabo.
Dona abóbora, levantou dúvidas em relação a um grupo de cenouras, que havia tempos estava freqüentando um bar local, sempre envolvidas com  vitaminas. A gorduchinha afirmou que viu as cenouras se misturando com vários produtos estranhos, tudo acontecendo num liquidificador. Dona couve juntou-se com as lindinhas alfaces e formaram um grupo em defesa das cenouras. Afirmando que todas elas são adeptas a uma vida saudável. Gostam de academias e fazem parte do lema mente sã em copo são.
A graciosa couve-flor tentou falar, mas a beterraba, que já estava ficando roxa de nervosa, exigiu que todos fossem para a delegacia. Dona vagem juntou-se ao maxixe e ao escorregadio quiabo e sorrateiramente tentaram sair sem serem vistos. Essa atitude estranha levantou suspeita e novamente o Dr. Pimentão exigiu respeito.
Todos são suspeitos da contaminação. Alguém terá que ser responsabilizado pelo agrotóxico. Vamos examinar um por um, até encontrarmos o vilão!
Salsinha, de mãos dadas com a cebolinha, gritou: nós somos “di menor”! Nossa tutora é a senhora cebola, que não se encontra presente.
Nessa hora, a galera aproveitando a ausência da lacrimogênica cebola resolveu culpá-la pelo triste acontecimento. Porém, o alho mostrando seus dentes, amigo inseparável da cebola (dizem até que  tem um caso de amor) usou de toda a sua energia, em defesa de sua companheira, com o apoio da acelga, que apesar de não entender o que estava acontecendo, resolveu dar apoio ao dentuço alho.
O ponderado agrião assumiu a palavra e com muita energia, junto com o espinafre, começou um sério discurso: - caros amigos acalmem-se! Por favor, fiquem quietos e me ouçam! O verdadeiro culpado por esse problema,  quem está nos contaminado com agrotóxicos, é o homem. Um grande silêncio tomou conta de todos.
Dona abobrinha, que até aquele momento tinha ficado calada, questionou: - como o homem pode estar nos contaminando, se somos nós que ele usa em suas refeições? Isso é uma insanidade, é burrice, é horrível!
O agrião retomando a palavra confirma: sim o homem! Ele que está sempre se colocando como o dono da natureza, é o responsável por toda a contaminação. E não é um problema apenas aqui na nossa horta, os pomares também estão afetados. As peras e as maçãs conversaram com as laranjas e todas estão suspeitando  que lá no pomar, existe o mesmo problema.
Dona abóbora desmaiou e teve que ser socorrida! As cebolas lacrimejavam e o alho rangia os dentes de raiva. Ninguém sabia o que fazer!
Foi então que o Dr. Pimentão, usando de sua autoridade, afirmou em voz alta: deixemos que o homem, cave a própria sepultura. Por ganância, ele acabará com a sua  espécie. Nós podemos nos regenerar nos sítios orgânicos, mas eles, se não mudarem seus hábitos, lamentavelmente terão um triste fim.

                                                   O Dr. Pimentão foi aplaudido por todos!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário