sábado, 31 de dezembro de 2011

ANO BISSEXTO

Este ano, 2012, é um ano bissexto, isto é, ele possui um dia a mais. O mês de fevereiro terá 29 e ao todo serão 366. A cada quatro anos, ganhamos um dia  em nossos calendários e em nossas vidas. As explicações para que haja esse acréscimo, envolve o movimento de translação da terra e também os efeitos sazonais, que se relacionam às estações do ano.
Essa e outras explicações também estão correlacionadas aos calendários Juliano, Augustiano e Gregoriano.
Deixando de lado as pesquisas que chegam ao mundo dos algoritmos e às loucuras de um pseudocódigo, que determina quando um ano é bissexto ou não, a minha observação é apenas saber o que vamos fazer com esse dia a mais? O que vamos fazer nesse dia a mais?
Existe um grupo de pessoas que irá aproveitar para comemorar o aniversário. Todos os que nasceram no dia 29 de fevereiro, estão felizes em poder cantar o “parabéns prá você”. Esses já estão enviando os convites e mandando preparar doces e salgados. Eles terão  outra oportunidade apenas em 2016.
Outra fascinante questão é fazermos o seguinte levantamento: - levando-se em conta que os anos bissextos ocorrem a cada quatro anos (1996, 2004, 2008, 2012, 2016), faça uma retrospectiva, usando a sua idade como base de cálculo e descubra quantos dias foram acrescentados à sua vida. Calculou? Fez as contas direitinho? Usou a calculadora? Agora pense no que você fez nesses dias? De que forma você os viveu?
 Eu estou tentando lembrar o que fiz com todos os dias a mais que foram acrescentados em minha vida. Fui até ao armário, na tentativa de encontrar antigas agendas e verificar o que lá estava assinalado. Eu não tinha parado para pensar em todos esses dias que eu recebi de brinde. Se pensarmos em horas, a situação fica mais aflitiva:  para cada dia 24 horas, que multiplicadas pelo número de anos bissextos que eu já vivi, me colocam diante de uma infinidade de tempo que eu não sei como usei.
A partir de 2012, ficarei mais atento. Vou fazer um lindo planejamento para o dia 29 de fevereiro. Passear, visitar amigos, ir a um bom restaurante, estar ao lado de quem amo curtir cada minuto das horas desse dia brinde que estou recebendo. Depois ficarei aguardando o próximo em 2016.
Aconselho a todos que façam o mesmo. Chega de perder tempo. Vamos aproveitar o brinde que está sendo oferecido gratuitamente. Só não vale usar esse presente para aborrecimentos, brigas, tristezas e outros problemas. Para isso já nos reservam 365 dias. Esse a mais é brinde. E quando ganhamos um brinde, temos que fazer o melhor com ele.
Portanto, como diz o super herói  CHAPOLIM, que me sigam os bons!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário