quinta-feira, 26 de junho de 2014

ÁFRICA – EM TEMPO DE COPA NO BRASIL

           Nossos irmãos africanos chegaram ao Brasil trazendo suas tradições, alegria, cultura e costumes, que em grande parte já está aqui, compondo as raízes do povo brasileiro.

Camarões, Costa do Marfim, Argélia, Gana e Nigéria fazem parte da brasilidade verde amarelo. Nossos ancestrais vieram do continente Africano trazendo em sua bagagem riquezas que cultivamos até os dias de hoje.

A saborosa feijoada, prato indispensável na mesa das famílias brasileiras, tem a sua origem em terras d’África. Muitos temperos, que tornam nossas refeições mais deliciosas, como leite de coco, azeite de dendê, pimenta malagueta misturados com outros “temperinhos”, deram origem a diversos pratos, como: acarajé, vatapá, mungunzá, angu, pamonha entre outras delícias.

O nosso ritmo e dança, também tem ligações com o continente irmão, o samba e todo o gingado dos capoeiristas lembram nossos avós africanos. A beleza da arte brasileira está intimamente relacionada com a arte africana. A força nas cores, o uso da madeira, são algumas das influências que trazemos até hoje numa mistura de culturas.

E a fé nos orixás, o respeito às diferenças através do candomblé, são riquezas inestimáveis que o continente africano nos proporcionou.


A figura de Nelson Mandela, o Mandiba, grande herói da paz, traduz todo o sentimento do continente, que cada vez mais demonstra o seu valor ao lado dos demais, além de todo o crescimento em diversos setores, no futebol, a cada Copa, torna-se mais respeitado.

Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário