sexta-feira, 27 de junho de 2014

REFLEXÕES EDUCACIONAIS (Uma boa Leitura!)


          Na era da internet, receber um livro de presente é algo  inusitado. Porém, quando se tem a amigos que militam na área das letras, esse tipo de carinho está garantido. Foi o que aconteceu comigo. Recebi como presente de aniversário, um delicioso livro. Saboroso, delicadamente aromático e de conteúdo envolvente. É daqueles livros, que o leitor se apega de tal maneira que não há como deixar a leitura antes da última página.
Francisco Azevedo, autor da obra intitulada “O Arroz de Palma”, vai tecendo uma rede em torno de quem inicia a leitura, provocando emoções de diversas tonalidades. As palavras deslizam pelas páginas nos conduzindo por caminhos trilhados pelos personagens.
Uma história de família, com todos os personagens que estão em nossas casas, e que convivem com agente. Há momentos que nos vemos sentados à mesa, comungando do amor daquele grupo.
Tenho a mania de ler sempre acompanhado de um grande amigo, o lápis, com ele vou rabiscando e delineando trechos, palavras, momentos que me permitirão uma “releitura” dinâmica, para matar saudades do conteúdo da obra. Também, sou o tipo de leitor que abraça o livro, coloca-o no colo, carrega-o na mochila, leva-o para o sofá e também para a cama. Durante o tempo de consumo da história, aquele livro torna-se um amigo inseparável.
Alguns trechos, que transcrevo abaixo, são apenas uma pitada do conteúdo para deixar o leitor desta coluna, com a boca cheia d’água e com uma grande vontade de saborear “O Arroz de Palma”.
>>> ”família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza”.
>>>”tem gente que acredita na receita da família perfeita”.
>>>”família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir”.
>>>”receita de família não se copia, se inventa”.
>>>”família é um prato que, quando se acaba, nunca mais se repete”.
>>>”se avô é pai com açúcar, neto é filho com proteína, vitaminas e sais minerais”
>>>”as sensibilidades mudam de geração para geração”
>>>”cada filho é aprendizado, lição de vida”
>>>”em horas de luz, pedido de coração é ordem que a cabeça não discute, cumpre”.
Acredito que estes pedacinhos de texto, deliciosos como pão doce, possa ter aguçado o apetite de quem gosta de saborear uma boa leitura.
Apesar de toda a tecnologia, tão importante para o mundo moderno, os livros continuam a ser um excelente caminho para estimular ideias, ajudar na criatividade, permitir inovações e ajudar na formação de empreendedores, que para se revelarem, precisam de estímulos, e um dos melhores é o literário.
Atenção professores, gestores, empresários e familiares estimulem e facilitem o acesso a boas leituras e teremos uma sociedade mais humana.
 Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário