Um grande número de brasileiros, em
idade economicamente produtiva, abandonam as salas de aula, antes do término do
ensino Médio. Os motivos são os mais diversos, porém as questões financeiras
familiares são as mais citadas. Necessidade de complementar o orçamento
familiar é sem dúvida uma das fontes mais trágicas para o abandono escolar.
Porém, aliado a esta questão também é apontado pelos atingidos por este
fenômeno um cotidiano escolar pouco atraente e um conteúdo distante das
necessidades do estudante.
O Brasil entrou no século XXI, com uma vasta
população jovem adulta com níveis de escolaridade básica inferior ao da maioria
dos países desenvolvidos. Duas graves questões que precisam ser resolvidas: a
que se refere à necessidade financeira, pertencente a política / social; e a que se refere ao ensino. Neste segundo
caso, necessitamos de uma séria reforma
pedagógica e metodológica, que não será resolvida apenas com doações de
computadores e inserção na internet. Necessitamos de uma metodologia que
dissemine mais as questões práticas, exemplos de como fazer, transformar as
salas de aula em locais produtivos, prazerosos e instigantes. Buscar trabalhar os conteúdos de forma instigante a
mais próxima do cotidiano e das necessidades dos alunos. Acreditamos, que
caminhos novos somados aos que existem, poderá aguçar a curiosidade dos
estudantes e tornar o ambiente escolar mais atraente de capaz de desenvolver
nos alunos a vontade de estudar e continuar na escola, podendo dessa forma
diminuir o abandono escolar.
Edison Borba
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