Um importante pensamento atribuído ao educador
Jean Piaget, é o que afirma: “o que importa num problema proposto por um professor,
não é necessariamente o resultado final, mas todo o mecanismo utilizado pelo aluno, para chegar à resposta”.
Esse pensamento, nos leva a uma reflexão muito importante quando se trata de
educação. Muitas vezes, quando um professor analisa as provas de seus alunos, usando
apenas os resultados finais, como parâmetros e, não observa o caminho
percorrido para chegar ao resultado, ele
corre um sério risco de avaliar inadequadamente. Muitas vezes, uma
resposta “errada” é apenas um detalhe de um excelente raciocínio. Numa prova de
múltipla escolha, corremos este risco, pois não temos como acompanhar as
estratégias usadas pelo candidato, antes de marcar com um “X”, no resultado de
uma questão. Por este motivo, é que uma sala de aula deve ser um espaço de
diálogo, de troca de saberes, de discussões coletivas e de respeito à palavra
de todos, estudantes e professores. Estas
discussões permitem ao educador conhecer gradativamente os seus alunos como
pessoas. No momento de correção de uma prova, teste ou redação ele poderá
avaliar melhor o desempenho de cada um.
Esta observação, também é
válida, para empresas, fábricas e outros locais de trabalho. Faz-se necessário
observar o trabalhador como um ser humano, que tem um caminho a percorrer antes
de entregar o produto final. Empresa “moderna” não é aquela que só analisa os
números finais, mas a que leva em conta os diversos detalhes que fazem parte da
produção. Ouve os seus profissionais, abre espaço para a criatividade, está
atenta às sugestões e não se sente ameaçada diante de uma observação ou crítica
de um funcionário. Atuar em conjunto é
demonstração de inteligência empresarial.
Edison Borba
Nenhum comentário:
Postar um comentário