quinta-feira, 26 de junho de 2014

REFLEXÕES EDUCACIONAIS (Lembrando Piaget)

Um  importante pensamento atribuído ao educador Jean Piaget, é o que afirma: “o que importa num problema proposto por um professor, não é necessariamente o resultado final, mas todo o mecanismo  utilizado pelo aluno, para chegar à resposta”. Esse pensamento, nos leva a uma reflexão muito importante quando se trata de educação. Muitas vezes, quando um professor analisa as provas de seus alunos, usando apenas os resultados finais, como parâmetros e, não observa o caminho percorrido para chegar ao resultado, ele  corre um sério risco de avaliar inadequadamente. Muitas vezes, uma resposta “errada” é apenas um detalhe de um excelente raciocínio. Numa prova de múltipla escolha, corremos este risco, pois não temos como acompanhar as estratégias usadas pelo candidato, antes de marcar com um “X”, no resultado de uma questão. Por este motivo, é que uma sala de aula deve ser um espaço de diálogo, de troca de saberes, de discussões coletivas e de respeito à palavra de todos,  estudantes e professores. Estas discussões permitem ao educador conhecer gradativamente os seus alunos como pessoas. No momento de correção de uma prova, teste ou redação ele poderá avaliar melhor o desempenho de cada um.
Esta observação, também é válida, para empresas, fábricas e outros locais de trabalho. Faz-se necessário observar o trabalhador como um ser humano, que tem um caminho a percorrer antes de entregar o produto final. Empresa “moderna” não é aquela que só analisa os números finais, mas a que leva em conta os diversos detalhes que fazem parte da produção. Ouve os seus profissionais, abre espaço para a criatividade, está atenta às sugestões e não se sente ameaçada diante de uma observação ou crítica de um funcionário.  Atuar em conjunto é demonstração de inteligência empresarial.
Edison Borba
 

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