domingo, 8 de junho de 2014

YES! NÓS TEMOS BANANA!

           Não existe planta mais brasileira do que a bananeira. Folhas grandes e verdes e frutos amarelos. Podendo ser encontrada sob vários disfarces:  nanica, ouro, prata, ouro, maçã e da terra são apenas algumas variedades desta deliciosa fruta.
Não existe mulher brasileira, mais brasileira do que a portuguesa Maria do Carmo Miranda da Cunha, nascida na freguesia de Marco de Canavezes, província de Beira – Alta, em Portugal,  conhecida mundialmente como Carmem Miranda. Foi capaz de cantar, dançar e representar o Brasil através de sua voz, requebros e fantasias. Ela encantou o mundo divulgando o verde amarelo do nosso país num “south american way” musical.
A pequena notável se fez grande equilibrando-se em sapatos de saltos plataforma, e enormes torsos na cabeça, enfeitados de douradas bananas. Mesmo quando disseram que ela ficou americanizada, não se abateu e respondeu através de uma batucada. Cantando de maneira extremamente peculiar, Carmem interpreta  tico-tico no fubá chupando uva de caminhão, sem desafinar, enquanto voltava  pro morro.
“Taí”  uma mulher  que desperta o “tic-taque” de muitos corações, com o seu bamboleio de quadris, mostrando pra todo mundo o que é que a baiana tem. Na batucada da vida, Carmem inconstitucionalissimamente provou que o mundo não se acabou só porque ela embarcou para os Estados Unidos e deixou o seu nome gravado na calçada da fama. Vestindo uma camisa amarela, ela mostrou para o mundo o que é que a baiana tem.
Um dia ela se foi dando adeus à batucada e deixando um excelente legado artístico e musical.
Mais do que uma artista, Carmem Miranda, tornou-se um mito.
Edison Borba
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário