quarta-feira, 11 de junho de 2014

REFLEXÕES EDUCACIONAIS (De Bandeja)

Analisando a educação não formal, que é propiciada pelas famílias, e  a formal, que é dada pelas instituições de ensino, encontramos algumas tendências a oferecer “de bandeja” para crianças e jovens, as soluções de problemas, impedindo-os  de pensar nas diversas formas de ação na busca de resultados. O atual modelo de trabalhador na sociedade moderna está calcado naqueles que possam atuar como agentes de mudanças. Sejam capazes de trabalhar em grupo, na busca por novos caminhos e possibilidades para a solução de um problema. Quando um educador propõem atividades em grupo, ele se aproxima  desta nova visão de educação. Neste tipo de construção coletiva, surgem as possibilidades de observar a criatividade, liderança, espírito de equipe, autoconfiança, respeito ao companheiro, capacidade de ouvir antes de falar entre outras condições comportamentais humanas. Na sociedade moderna, as empresas, oficinas e outros locais de trabalho espera que seus trabalhadores sejam capazes de solucionar problemas, sejam criativos participando ativamente na construção e crescimento da empresa. Quando uma escola conduz seus alunos, dentro da perspectiva, “não te dou de bandeja”,  aumenta as possibilidades dos estudantes, crescerem em suas ações, expandirem suas ideias e seus sonhos numa sociedade cada vez mais colaborativa onde espera-se que todos participem do desenvolvimento da coletividade.
Edison Borba

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