terça-feira, 10 de junho de 2014

QUEM BEIJOU, BEIJOU ...(É bola pra frente!)


           Existe um ditado, popular muito conhecido, que diz: “-quem beijou, beijou, quem não beijou não beija mais, vamos fechar o caixão”. Assim é a Copa do Mundo de Futebol, “quem roubou, roubou quem ainda não roubou tem que aproveitar agora” ou “quem brigou, brigou quem não brigou...”
As seleções e os turistas já estão chegando. Os treinamentos já estão acontecendo. Os hotéis já estão lotados e as ruas com bandeirinhas já estão decoradas. Os meios de comunicação incentivam a população e pedem aos patrões para ter paciência (??!!??) e liberar os trabalhadores para assistir aos jogos.
É hora de torcer, brincar e tentar esquecer os problemas e colocar em baixo do tapete o lixo nacional. É hora de fazer bolão, tentar animar a galera e sonhar com o título de hexacampeão e quem sabe quando outubro chegar escolhermos um novo treinador ou treinadora para chefiar a seleção Brasil.
Pão e circo são dados ao povo desde a história antiga. Às  vezes mais circo do que pão, acreditando que rir também enche a barriga e faz esquecer as agruras da vida.
É hora Brasil! Os jogadores da seleção são os heróis do povo! Não adianta nadar contra a corrente ou malhar em ferro frio, o que vai imperar no território nacional é a bola, que irá rolar em doze arenas, em doze estados, passando por cima dos desabrigados, dos doentes, dos analfabetos, dos humilhados amassando-os na grama das desilusões.
É hora Brasil! Vamos gritar gol! Vamos vencer a copa do mundo para tirar da garganta o gosto amargo de 1950.
Depois resolveremos nossos problemas, ou continuaremos a conviver com eles, pois já fazem parte do panorama brasileiro, ou então lembrando a francesa Maria Antonieta: “quem não tem pão, que coma brioche!”
É bola pra frente!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário