sexta-feira, 6 de junho de 2014

DIA D - SEIS DE JUNHO.

          O dia 6 de junho possui uma grande importância histórica. Chamado DIA D, por ter sido a  data em que as tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia na França, marcando o início do final da Segunda Guerra Mundial.


De 1944, até hoje muitos anos se passaram  o mundo mudou bastante, e foi neste clima de mudanças para melhor que usando a internet cheguei às páginas do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, que reproduziu de maneira inteligente o antes e o depois. Colocando fotos dos mesmos lugares, tiradas em 1944 e as tiradas anos depois. As paisagens mostram a importância do reconstruir. Lugares que foram atingidos por bombas, destruídos e descaracterizados  completamente restaurados e  voltando a exibir as suas antigas paisagens. É impressionante vermos a restauração de casas, igrejas, ruas e o orgulho dos habitantes, ao resgatarem seu patrimônio.
Infelizmente, se fizermos este tipo de matéria, com fotos tiradas durante e  depois das enchentes acontecidas apenas no Rio de Janeiro, vamos constatar que a paisagem continua a mesma. A destruição de casas, ruas, estradas e pontes, os desabrigados, o assoreamento dos rios e o lixo encontram-se praticamente no mesmo lugar. O orgulho de ser brasileiro, diante deste tipo de constatação é absolutamente vergonhoso.
Um país que se ufana de construir e / ou remodelar uma dúzia de estádios para a realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, não consegue retirar o entulho trazido pelas enchentes acontecidas há vários anos. Não consegue resgatar corpos humanos desaparecidos durante as enchentes. Não consegue retirar o lixo espalhado pelos locais das tragédias.
É impressionante a comparação feita pelo jornal Folha de São Paulo, mostrando a recuperação de cidades europeias que foram dizimadas pelos bombardeios e que hoje são orgulho para seus habitantes. Porém:
Somos da América do Sul!
Somos sulamericanos!
Somos brasileiros!
Somos do país do futebol!
Somos alegres e otimistas!
Somos do samba!
Somos ...
 Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário