segunda-feira, 30 de junho de 2014

REFLEXÕES EDUCACIONAIS (Desafios)

Oprocesso educativo acontece a partir de desafios. Desde as primeiras atividades escolares, os desafios são propostos, cuidando-se para que estejam adequados  à faixa etária de cada criança e também outros fatores, que irão permitir que o mesmo seja vencido satisfatoriamente. Propor algo acima das possibilidades de quem foi desafiado, é impedir  bons resultados. Nas empresas, a situação para todos os trabalhadores, dos mais aos menos graduados, diariamente há desafios a serem vencidos. Esse processo de suplantar barreiras,  é uma base para o aparecimento de ideias novas, criatividade e inovações. Porém, a monotonia e a rotina exageradas podem ser um grave perigo para as escolas e empresas. Quando tudo acontece da mesma forma, dia após dia, o desafio parece não existir. As respostas já estão prontas e as fichas  nos arquivos possuem os resultados, portanto nada mais precisa ser pensado, renovado ou criado. Estagnação! Mesmo possuindo os meios mais modernos e tecnologia avançada, o processo se repete numa constante, onde o quadro se mantém com a mesma cor, podendo até ir se descolorindo, isto é, a desmotivação impregna-se no ambiente onde tudo se repete dia a dia. Quando esta situação começa a ser percebida nos locais de aprendizagem, como as escolas e as empresas,  é hora de alguém propor desafios, que possam “sacudir” os neurônios e fazê-los pensar em algo novo ou renovador. Portanto, ajudar a pensar, sugerindo que todos criem  algo diferente é muito saudável para o processo de  aprendizagem. As diversas turmas escolares e os diversos setores empresariais precisam aprender a espantar as moscas do balcão. E por falar em balcão: que novos caminhos podemos pensar para  áreas como: vestiário, alimentação, locomoção, limpeza, saúde, higiene, transporte, energia, ecologia, comunicação, turismo,  segurança entre outras? Isto é um desafio da Equipe do PINCE!                Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário