terça-feira, 17 de junho de 2014

PORTUGAL - EM TEMPO DE COPA NO BRASIL

            Sem dúvidas, a seleção portuguesa faz uma excelente propaganda de Portugal, porém a grande embaixatriz portuguesa foi sem dúvida Amália Rodrigues.
Fadista, cantora e atriz,  ainda é considerada a voz de Portugal. Sua voz parece ter sido esculpida para cantar o fado.
Aclamada pelo mundo que silenciava ao ouvi-la como fadista. Brilhante em suas interpretações, valorizando a dramaticidade dos poemas cantados sob a forma de fado.
Inteligente e culta, Amália cantava em vários idiomas, como: francês, italiano, inglês, e castelhano, que ela dominava além do mundo musical. Foi a precursora da introdução de poemas no mundo fadista. Poetas portugueses, incluindo Camões e Bocage e outros mais modernos tiveram seus trabalhos imortalizados na voz emocionante de Amália.
Usa de sua música para defender opções políticas e por este motivo, tem músicas proibidas, como a fado de Peniche considerado um hino aos presos que estão detidos em Peniche. Sua gravação do poema “Povo Que Lavas no Rio” de autoria de Pedro Homem de Mello ganha dimensões políticas.
Sempre envolvida por um belo xale preto, Amália soube como ninguém falar “cantando” sobre as dores de amor, perdas, solidão e tristeza. Também cantou alegria e felicidade com fados de letras simples e grande ritmo dançante português.
Em 1999, sua voz cala-se para sempre deixando em silêncio, não só Portugal, mas todos em “todo”  mundo  que aprenderam a amar e respeitar Amália Rodrigues.
Edison Borba
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário