Edison Borba
quinta-feira, 19 de junho de 2014
REFLEXÕES EDUCACIONAIS ( Pagando Mico)
Alguns educadores da nova geração, algumas vezes
renegam metodologias usadas por colegas mais antigos na profissão. Em minha
longa militância profissional, aprendi que aqueles que desprezam o antigo pelo
novo, sem uma reflexão histórica, estão perdendo uma excelente oportunidade de
aprender enriquecer seus conhecimentos.
Quando essa rejeição atinge a sala de aula as perdas são lamentáveis,
isto é, quando não é feito uma ponte histórica entre o antigo e o novo, os
alunos deixam de entender a interelação
que existe em tudo que o homem faz ou cria.
É necessário que possamos
levar nossos estudantes a perceberem que o crescimento do mundo e o surgimento
de novas ideias e produtos, faz parte de uma cadeia, onde não existe o velho e
o novo, o que ocorre é uma reorganização de experiências e pesquisas que
acrescentam alguns detalhes naquilo que já existia, fazendo surgir uma nova
proposta. As antigas máquinas de escrever ainda estão presentes nos teclados
dos computadores e nos dígitos e símbolos de todos os novos aparelhos eletrônicos.
Não podemos esquecer, que Alexander Graham Bell e Antonio Meucci são
considerados responsáveis pela comunicação telefônica, fato acontecido há
muitos. Logo, se hoje nos beneficiamos com a telefonia celular, devemos a eles
o pensamento primário sobre o assunto. Portanto,
não podemos esquecer a linha que mantém o antigo e o novo interligados através
do saber. Ignorar essa relação é cortar a possibilidade das crianças e jovens
pensar, refletir, imaginar e até criar novos caminhos que os ajudem a empreender
suas próprias vidas. Nada está definitivamente pronto, sempre existe a
possibilidade de inovar, refazer, recriar
mantendo o mundo em constante renovação. Em tempos de Copa do Mundo,
também não podemos esquecer as inovações tecnológicas e nutricionais que
propiciaram boas mudanças no preparo físico dos atletas, sem que os
tradicionais exercícios fossem desprezados. Vale a pena refletir!
Edison Borba
Edison Borba
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