sexta-feira, 13 de junho de 2014

REFLEXÕES EDUCACIONAIS (Educação e Empreendedorismo)

Pensar faz bem à saúde. Refletir ajuda a encontrar soluções. Sonhar permite reconstruir o mundo. Portanto, vejamos alguns pensamentos que emiti, durante uma entrevista ao jornal Folha Dirigida.
>“Cada vez mais a família e o mercado precisam de pessoas com senso de observação, criatividade, curiosidade, pró-atividade e com disposição para mudanças”.
> “Não se constrói espírito empreendedor na idade adulta. Essa ação é inata nos indivíduos”.
“Porém cabe ao processo educativo fazê-la aflorar ou não. Cada sala de aula deve oferecer desafios capazes de fazer com que essa atitude inata possa se desenvolver”.
>”Nossos alunos precisam entender que todos os conteúdos escolares estão interrelacionados, e que eles são importantes para a abertura de oportunidades no mundo moderno”
>”O que acontece dentro das escolas não pode ser alienado ao nosso cotidiano. Necessitamos transformar nossos jovens em cidadão capazes de serem empreendedores das suas próprias vidas”.
>”Pobre da nação que demora para iniciar o processo educacional em seu povo”.
>”Não podemos continuar com um ensino alienado das questões socioambientais”.
>”Atualmente temos grandes dificuldades para fazermos com que as sociedades reduzam a quantidade de lixo produzido diariamente. Temos dificuldades também no que se refere ao entendimento da aplicação das leis”.
>”As escolas refletem a sociedade nas quais elas estão inseridas. Portanto, trabalhar este tema ou qualquer outro nas escolas brasileiras, ainda tão desprovidas dos mais simples materiais pedagógicos é muito difícil”.
>”As questões educacionais não são resolvidas apenas com a criação de leis e regras. Não basta criar disciplinas com conteúdos relacionados ao empreendedorismo.É necessário que mudemos a essência comportamental humana. Isso leva muito tempo!”

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário