terça-feira, 17 de junho de 2014

PERU – EM TEMPO DE COPA NO BRASIL

          A seleção peruana, ainda não alcançou o sucesso de outros times que estão participando da Copa do Mundo de Futebol, porém os peruanos possuem um tesouro, que o tempo não apagou: a voz da incrível exótica Yma Sumac.
Cantora lírica, famosa por seu enorme alcance vocal que abrangia notas de barítono ao soprano de colatura, chegando ao auge de 5 oitavas, ficou conhecida como o “pássaro peruano”.

Apesar de ser uma excelente soprano, suas apresentações no mundo da ópera, não agradava a alguns  críticos, que a viam  como uma cantora exótica.
Os peruanos orgulham-se de Yma, cuja capacidade vocal era surpreendente e absoluta, seu timbre e ótico e rico em texturas, ela podia nos encantar como se fosse um Tenor ou uma Soprano. Ela na realidade era as duas coisas, Soprano e Contralto. Quem pode ouvi-la ao vivo, é como se tivesse se encantado com o uirapuru.
É possível ver e ouvir algumas de suas apresentações pela internet, ou quem sabe encontrar alguma gravação sua escondida numa prateleira de alguma loja musical de bom gosto.
Ela teria afirmado em uma de suas entrevistas, que:  “numa noite na Itália eu fiz “A Flauta Mágica”  e minha voz era a flauta. Eu tive uma ovação por mais de 20 minutos com o público de pé, que fez uma importante Diva da Ópera italiana, me procurar no camarim e me dizer:  Senhoria Sumac, por favor, fique com seu próprio repertório! Quando você canta árias de óperas, da forma que você cantou esta noite, não podemos competir com você!”
Edison Borba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário