quinta-feira, 26 de junho de 2014

NÃO SOMOS CONTRA, MUITO PELO CONTRÁRIO ...

         Em tempos de euforia pela realização dos Jogos da Copa do Mundo de Futebol, corremos o risco de sermos considerados “aves de mau agouro”,  ou seja, aqueles que só estão satisfeitos quando o assunto é miséria e morte, apenas por estarmos preocupados com o que acontecerá nesta Terra, após o apito final no último jogo.
Não somos contra, muito pelo contrário ...
Acreditamos que existam muitos outros brasileiros que estão nesta mesma situação: felizes, com a alegria dos turistas, com a festa nos estádios e com a relação entre os diversos povos que estão visitando o Brasil. Se este clima de confraternização fosse uma constante entre as nações, a ONU nem precisaria existir e, o mundo seria de total paz e harmonia.
Porém, o que nos emociona e nos leva às lágrimas, não é  a chuteira dourada do Neymar, nem os gols que balançam as redes como o vento, balançando as palmeiras beira mar.
O que nos faz chorar são  os bilhões de reais que se perderam nos caminhos da organização deste mega evento.
Quando acordarmos após o último jogo, ficará sobre cada um dos brasileiros uma dívida infinitamente grande. Teremos doze arenas vazias, e que abandonadas se tornarão grandes cemitérios.
O que fazer com os estádios, construídos para apenas alguns jogos?
É possível, que surjam alguns projetos, para a transformação das arenas em comunidades, que poderão abrigar as centenas de famílias sem teto. Outra sugestão será transformá-las em Unidades Escolares, onde brasileirinhos serão acompanhados da creche até o Ensino Superior. Ou então as arenas se transformarem em grandes oficinas que propiciem aos trabalhadores exercerem suas atividades criativas, ou alguma outra sugestão poderá surgir, para dar algum destino útil àqueles grandes espaços.
Enquanto isto não acontece, ficamos com a alegria passageira de cada gol. Ficamos na expectativa da conquista de um hexacampeonato, que alongará os festejos, até o período das eleições, dando tempo e rendendo votos e dinheiro para que muitos candidatos possam reinar sobre a Terra da Promissão.
Não somos contra, muito pelo contrário, somos brasileiros não só no período de Copa do Mundo,  brasileiros 24 horas por dia durante todo ano. Não vivemos na Europa ou em outro continente, respiramos  nesta Terra onde nascemos e que amamos, apesar de tantos dissabores que os seus dirigentes teimam em nos proporcionar.
Não somos contra, muito pelo contrário somos a favor de cantarmos o nosso Hino, todas as vezes que novas escolas e hospitais forem inaugurados,  bibliotecas  criadas,  a fome seja definitivamente exterminada, com a criação de empregos dignos e que a população possa caminhar pelas ruas, sem medo de balas que se perdem nos corações de crianças.
Não somos contra, muito pelo contrário ...
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário